sexta-feira, 11 de abril de 2014

O CELULAR COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Retratar sobre o tema em questão nos traz o estímulo de procurar uma reversão de ideias sobre o uso do celular em sala de aula. Essa ferramenta que hoje se tornou um objeto essencial para as pessoas e que nos permite através do avanço tecnológico adentrar num meio muito além do objetivo inicial: a telecomunicação entre as pessoas, se tornando uma ferramenta que te permite acessar o mundo e comunicar-se com ele.
Antes que hajam ideias e sugestões sobre o assunto deve-se deixar claro que algumas técnicas de ensino nunca dão certo em todos os lugares. Deve-se se atentar ao meio para optar sobre o que utilizar como ferramenta de ensino.
Quando tem-se a possibilidade do uso dos celulares que possibilitam acessos a rede e aplicativos temos em mãos uma ferramenta que de uma forma geral agrada os alunos. Formas de pesquisa aplicativos gratuitos, formação de grupos de conversas com seguimento dirigido pelo professor. Ex: O professor pode montar um grupo de debate para algum tema utilizando de aplicativos de conversas online que já fazem parte do cotidiano dos alunos.
É importante que haja em sala o acordo entre professor e aluno de que no momento em que o celular se torna material de aula os meios de utilização que fogem do segmento do tema colocando para abordagem perde-se o foco que deve-se ser mantido em campo.
Pode-se perceber através de apenas alguns exemplos dentre tantas outras possibilidades que o uso do celular em sala de aula deve ser repensado, claro que, como uma ferramenta pedagógica estabelecendo alguns limites, mas em contraponto se apropriando de algo que compõe o cotidiano dos alunos para ensinar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário